07/03/10

BENEFICIOS DA MAIZENA


Você sabia que a Maizena pode ser usada no rosto, no cabelo, na casa e até no seu carro? Essa sim, tem 1001

Você sabia que o amido de milho, ou a nossa famosa "Maizena" (que é apenas uma marca de amido), tem muitas outras utilidades além da culinária? Pois é verdade. Da cozinha para a limpeza, da limpeza para a beleza, o amido de milho esconde segredos maiores do que julga nossa vã filosofia... bom pra gente!!
E desvendando alguns desses preciosos segredos, aqui vão alternativas de uso para o amido amilgo que FUNCIONAM MESMO:

Usos na Beleza:
- Como PRIMER: aplique pequenas quantidades no rosto antes da maquiagem com um pincel kabuki ou algodão para segurar a oleosidade e uniformizar a pele.
- Como PÓ FACIAL: após a make pronta, ele pode substituir o pó. Por ser muito fininho e mate, o efeito é maravilhoso! Tome apenas o cuidado de não exagerar. O amido é branco e você pode terminar virando um palhaço no circo...
- Para HOMENS: o mesmo processo do primer vale para os homens que têm pele oleosa. Use uma camada BEM fina, para não obstruir os poros. Novamente, cuidado para não deixar o rosto branco.
- Para LIMPAR O ROSTO: misture 2 colheres (sopa) de amido, 2 de glicerina (ou hidratante) e 1/2 xícara de água até obter um líquido uniforme. Aqueça em banho-maria até engrossar e ficar transparente (vai ficar com consistência de pudim). Não deixe ferver! Aguarde até estar frio e use no lugar do sabonete para lavar o rosto. Se estiver grosso demais, adicione um pouco de água (1 colher por vez).
- Como SHAMPOO À SECO: lavar os cabelos todos os dias pode prejudicar a saúde dos fios, uma vez que retiramos os óleos naturais do couro cabeludo. Mas para quem tem cabelos oleosos, não lavar significa cabelo com cara de sujo. Uma ÓTIMA solução é usar amido no couro cabeludo entre as lavagens. Coloque amido em um saleiro e, aos poucos, vá jogando o produto na raíz dos cabelos. Massageie e aguarde um minutinho até o pó absorver o excesso de óleo. Penteie bem até ter certeza de que não ficou nenhum vestígio de amido no seu cabelo. O amido de milho absorve o óleo e deixa o cabelo com aparência limpa por mais tempo!

Usos no dia-a-dia:
- Para remover GORDURA de roupa: jogue um pouco de amido sobre a mancha de gordura. Esfregue bem e retire o amido. Repita a operação até que a gordura seja removida, depois lave como de costume.
- Para remover MANCHA DE ÓLEO da garagem: jogue amido sobre a mancha para absorver o óleo. Depois, lave normalmente.
- Para remover MOFO de livros: jogue um pouco de amido sobre o mofo e deixe descansar por algumas horas. Depois, retire com um pano seco.
- Para LAVAR JANELAS: misture 1 xícara de água com meia xícara de amido. Aplique o produto sobre as janelas com um pano limpo, mantendo a água e o amido bem misturados. Seque as janelas com papel toalha ou pano seco que não solte pêlos.
- Para LIMPAR tapetes e carpetes: misture 1 parte de bicarbonato e 2 partes de amido. Jogue sobre o tapete, aguarde 5 minutos e aspire.
- Para limpar BICHOS DE PELÚCIA, esfregue um pouco de amido sobre os bichos, deixe descansar por alguns minutos e depois, retire.
- Para prevenir excesso de SUOR e de CALOR nos PÉS: jogue um pouco de amido dentro dos sapatos.
- Para consertar pequenos BURACOS em paredes de GESSO: misture 2 col. (sopa) de amido, 2 de sal e 4 de água para fazer uma massa grossa, mas maleável. preencha o buraco e lixe, se necessário.
- Após polir MÓVEIS DE MADEIRA, salpique amido sobre eles e passe uma flanela seca para fazê-los brilhar.
- SPRAY para LAVAR ROUPAS: encha uma garrafa de spray com água fria e 2 colheres de amido. Agite antes de usar.
- Para limpar PRATA: faça uma pasta de amido e água, aplique sobre a prataria com um pano úmido. Deixe secar e retire com uma flanela.

Viu só quanta coisa você pode fazer com o amido de milho? E pensar que o meu até agora só servia para engrossar molhos na cozinha... tão barato e tão precioso!!

2 comentários:

Simone disse...

Gostei muito das dicas!

Ademar Campos Soares disse...

Dicas importantes muito bom .